Perícias e Assistência Técnica

O trabalho de perícia e assistência técnica é muito similar, mas possuem uma grande divergência: enquanto o PERITO é o técnico de confiança nomeado pelo Juiz, de portanto, essencialmente imparcial, o ASSISTENTE TÉCNICO é profissional capacitado contratado por cada uma das partes com o intuito de orientar e auxiliar o contratante e seu advogado nas técnicas que estão gerando o conflito.

Fazemos a interface jurídica em processos judiciais, a fim de traduzir para termos facilmente compreensíveis as questões técnicas envolvidas na Arquitetura e Engenharia. Esse tipo de serviço pode ser necessário em diversos tipos de processos judiciais:

* Produção Antecipada de Prova

Ocorre quando o motivo que gerou o processo precisa ser sanado rapidamente e não pode esperar a solução judicial. Por exemplo: Um indivíduo que está com uma infiltração processa o vizinho de cima, alegando ser ele o culpado pelo problema. Para não precisar esperar a justiça determinar que o morador de cima conserte o forro danificado, o autor da ação contrata um profissional para fazer um Parecer Técnico relatando a situação, conserta ele mesmo o forro danificado, e posteriormente pede, com base em seu parecer, que o vizinho o reembolse pelos gastos indevidos.

* Nunciação de Obra Nova

Esse é um tipo de processo judicial muito comum entre vizinhos, quando um resolve fazer uma obra em desacordo com as leis locais e sem licenciamento, e o outro, incomodado com algum fator, entra com um processo na justiça para combater a irregularidade.

Compartilhe!